Home

FAPERGS premia destaques da pesquisa científica do Rio Grande do Sul 2016

 

Reconhecimento destaca projetos e a trajetória de pesquisadores gaúchos.
Reconhecimento destaca projetos e a trajetória de pesquisadores gaúchos.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) concedeu no dia 6 de outubro, distinção a alguns dos principais nomes da pesquisa do Rio Grande do Sul. O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016 foi entregue a 10 cientistas com relevantes contribuições na área científica e tecnológica em solenidade na FIERGS. Foram contempladas seis áreas do conhecimento nas modalidades Pesquisador Destaque: Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar e Química.

Além das categorias Jovem Inovador, Pesquisador na Empresa e Pesquisador na Indústria, esta 6ª edição contou com uma categoria alusiva ao Ano Internacional do Entendimento Global, proclamado pela Unesco para celebrar em 2016 a busca por soluções inovadoras para a sociedade conviver de forma mais sustentável.

O presidente da FAPERGS, Odir Dellagostin, destacou a excelência dos pesquisadores agraciados, e a relevância dos programas de apoio à pesquisa em nível federal e estadual e da garantia de investimentos financeiros na área, mesmo em tempos de crise. “Tenho experiência na academia, continuo ligado à UFPel, e acompanho a contribuição das fundações de apoio a pesquisa.

Além da premiação, foi realizado o lançamento do Caderno Especial do Programa Tecnova/RS, convênio firmado entre a FAPERGS e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), apresentando os resultados obtidos pelas 45 micro e pequenas empresas que receberam os recursos destinados à inovação de processos e produtos. E no saguão do Salão de Convenções, ocorreu a mostra de oito empresas, representando os segmentos apoiados pelo programa: tecnologia da informação e comunicação; petróleo e gás; energias alternativas; saúde avançada e medicamentos; calçados e artefatos; indústria moveleira; metalmecânico e automotivo; agroindustrial.

Confira os escolhidos:

- Pesquisador Destaque:

Engenharia- Ademir José Zattera (UCS)

Física e Astronomia- Thaisa Storchi Bergmann (UFRGS)

Geociências- Farid Chemale Junior (UNISINOS)

Matemática, Estatística e Computação- Manuel Menezes de Oliveira Neto (UFRGS)

Interdisciplinar- João Batista Teixeira da Rocha (UFSM)

Química- Nilo Zanatta (UFSM)

- Pesquisador Jovem Inovador: Bruna Coelho de Andrade (Empresa Quatro G P&D)

- Pesquisador na Empresa: Gustavo Roth (Empresa Quatro G P&D)

- Pesquisador na Indústria: José Luiz Bozzetto (Empresa BCM Engenharia LTDA)

- Destaque Especial ao Ano Internacional do Entendimento Global: Jair Putzke (UNISC)

 

Confira, a seguir, algumas fotos do evento:

http://jcrs.uol.com.br/acontecendo/fapergs-reconhece-ciencia-e-tecnologia-do-estado/

Fonte: Asscom/Fapergs