Home Modalidades

Modalidades de premiação 2018

As modalidades de premiação também foram renovadas e constituídas para contemplar diferentes áreas de conhecimento, além de pesquisas com foco na inovação tecnológica.

Modalidade Pesquisador Destaque visa distinguir pesquisadores com reconhecido mérito em sua área que, nos últimos dez anos, contribuíram de modo relevante para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico, cultural ou artístico do Estado do Rio Grande do Sul.

As áreas do conhecimento a serem contempladas na modalidade Pesquisador Destaque  são divididas em anos pares e ímpares.

Anos pares contempla pesquisadores das seguintes áreas: Ciências Biológicas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Exatas e da Terra; Computação; Engenharias; Química. Estas serão as modalidades do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018.

Anos ímpares contempla pesquisadores das seguintes áreas: Agronomia e Alimentos; Ciências Biológicas; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Educação e Psicologia; Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros.

As modalidades: Jovem Pesquisador, Pesquisador Empreendedor e Pesquisador na Indústria reconhecem pesquisadores que tenham contribuído com ações inovadoras aplicáveis no ambiente empresarial.

O Prêmio Pesquisador Gaúcho tem como mote a proclamação do tema da ONU, definido para ser celebrado no ano vigente, com o intuito de despertar a conscientização sobre um determinado assunto; ou o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que é definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação - MCTIC.

Em 2018 a modalidade Prêmio Destaque Especial ao Ano Internacional acompanha o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação - MCTIC, que é: “Ciência para a Redução das Desigualdades”.