Home Edições Anteriores

Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020 teve premiação virtual


jovens e agraciados

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS , vinculada à Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT realizou a solenidade de premiação  e divulgou os agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020, na semana de 18 a 23 de outubro, selecionados com a participação do comitê de assessores científicos da FAPERGS e do comitê especial.

Instituições de pesquisa, ensino, empresas e institutos realizaram 156 indicações para 12 categorias de premiação. Este foi o maior número de indicações de todas as edições do Prêmio.

Foram agraciados pesquisadores destaques, que fizeram uma carreira brilhante na pesquisa científica, contribuindo significativamente nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Humanas e Sociais; Física e Astronomia; Matemática, Estatística e Computação e Química.

O certame também contemplou categorias em nível de graduação e do ambiente empresarial como: Jovem Pesquisador; Startup Inovadora e Pesquisador na Indústria.

Como tema desta 10ª edição, a distinção reconheceu uma pesquisa alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações - MCTI, “Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”.

Devido à pandemia, a solenidade de entrega dos prêmios não pode ser presencial. Ocorreu por transmissão nas Redes Sociais.

Clique aqui para assistir às transmissões do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020.

Uma novidade para esta edição foi a abertura do evento, que foi realizada no domingo (18/10), visando unir as comemorações dos 10 anos do Prêmio Pesquisador Gaúcho, com a participação especial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), que celebrou 70 anos.

Todas as transmissões ocorreram às 18 horas, de 18 a 23 de outubro, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com a realização de “lives”, que tiveram a participação dos agraciados, relatando um pouco das suas trajetórias.

O evento também teve a participação dos Jovens Talentos Científicos Gaúchos, que reconheceu estudantes gaúchos de escolas públicas que ganharam medalhas de ouro nas Olimpíadas Estudantis.

Abaixo a relação dos selecionados nas áreas do conhecimento.

Pesquisador Destaque

Ciências Agrárias – Paulo Cesar De Faccio Carvalho (UFRGS)

Ciências Biológicas –Mara Helena Hutz (UFRGS)

Ciências da Saúde – Bernardo Lessa Horta (UFPel)

Ciências Humanas e Sociais - Maria Emilia Camargo (UCS)

Engenharia - Luiz Antonio de Almeida Pinto (FURG)

Física e Astronomia - Paulo Pureur Neto (UFRGS)

Matemática, Estatística e Computação - Ana Lucia Cetertich Bazzan (UFRGS)

Química- João Henrique Zimnoch dos Santos (UFRGS)

Prêmio Especial

“Inteligência Artificial: a nova fronteira da Ciência Brasileira”

Silvia Silva da Costa Botelho (FURG)

Jovem Pesquisador

Omar Machado Entiauspe Neto (FURG)

Startup Inovadora

Toth Tecnologia - (Eduardo Marckmann - PUCRS)

Pesquisador na Indústria

Suélen Moresco - (Vipal Borrachas S.A.- UCS)