Home Edições Anteriores

FAPERGS premia destaques da pesquisa científica do Rio Grande do Sul 2018

Festa da pesquisa gaúcha
A solenidade da entrega da 8ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho, realizada no dia 18 de outubro, no Salão de Convenções da FIERGS, reuniu a comunidade científica para celebrar o trabalho dos pesquisadores que dedicam uma vida em prol da geração do conhecimento.
Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- FAPERGS, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia-SDECT, a premiação reforçou a importância da tríade academia, meio empresarial e governo para alavancar o desenvolvimento do estado.
Na abertura da solenidade, o diretor-presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, expressou a satisfação de realizar este reconhecimento a pesquisadores que são referência em suas áreas de conhecimento. Odir mencionou também os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT’s ,  pela excelência em pesquisa realizada nos nove institutos do estado,  que foram destacados no evento com a apresentação de vídeos sobre o trabalho que realizam.
Com o tema da Semana Nacional de Ciência e tecnologia “Ciência para a Redução das Desigualdades”, contemplado na categoria especial de premiação, a FAPERGS reconheceu o pesquisador Aluísio Jardim Dornellas de Barros da UFPel, pelas atividades de pesquisa que contribuíram para a busca de equidade. Em 2009, fundou em Pelotas/RS o Centro Internacional para Equidade em Saúde, que visa monitorar o progresso dos países em relação aos objetivos de desenvolvimento sustentável relacionados à saúde materno-infantil.
Neste ano foram premiadas seis áreas do conhecimento (pertinentes ao ano par), na modalidade Pesquisador Destaque: Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra (Física, Matemática, Astronomia, Estatística, Geociências); Ciências Sociais Aplicadas (Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo, Planejamento Urbano e Regional, Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia, Administração, Contabilidade e Economia); Ciência da Computação; Engenharias e Química.
A premiação também contemplou categorias para jovens cientistas e pesquisadores atuando em empresas e na área industrial com foco na inovação tecnológica, através das categorias: Jovem Pesquisador, Pesquisador  Empreendedor e Pesquisador na Indústria.
O evento apresentou o trabalho dos nove Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT’s), sediados no estado, que abrangem grupos de excelência em pesquisa: INCT em Ciências Forenses; INCT em Ciência e Tecnologia de Genética Médica Populacional; INCT Hormônios e Saúde da Mulher; INCT Pesquisa em Resistência a Antimicrobianos; INCT em Tecnologia da Criosfera; INCT em Geração Distribuída de Energia Elétrica; INCT em Tuberculose e INCT em Avaliação de Tecnologias em Saúde e INCT para Doenças Cerebrais, Excitotoxicidade e Neuroproteção.
Confira a lista dos premiados.
Pesquisador Destaque
Ciências Biológicas – Angela Terezinha de Souza Wyse (UFRGS)
Engenharia - Helio Leães Hey- (UFSM)
Ciências Exatas e da Terra – Pedro Luís Grande (UFRGS)
Ciências Sociais Aplicadas – Maria Amélia Bulhões (UFRGS)
Computação - Luís da Cunha Lamb (UFRGS)
Química - Érico Marlon de Moraes Flores (UFSM)
Prêmio Destaque Especial “Ciência para a Redução das Desigualdades”
Aluísio Jardim Dornellas de Barros (UFPel)
Jovem Pesquisador
Angenor Geovani Auler (UERGS)
Pesquisador Empreendedor
Rodrigo Coelho Barros (PUCRS)
Pesquisador na Indústria
Daniel Teixeira (Indústria Mecânica NTC)
Fonte: Asscom