Home

Conheça os destaques da pesquisa científica gaúcha em 2015

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) divulgou na última semana os destaques da pesquisa científica gaúcha. Criado para homenagear os pesquisadores na área da ciência e tecnologia, o prêmio vai agraciar 10 cientistas que contribuíram para o desenvolvimento estadual. A premiação também tem o objetivo de mostrar a importância da pesquisa na melhoria de vida da sociedade.

A cerimônia ocorre no dia 20 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), às 20h30. A premiação distingue desde pesquisadores reconhecidos pela excelência em suas áreas de conhecimento até profissionais atuantes no meio empresarial.

Saiba mais sobre os premiados:

- Pesquisador Destaque:

Artes e Letras - Rita Terezinha Schmidt

Professora do Departamento de Línguas Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1994, Rita obteve o mestrado e doutorado na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Possui atuação reconhecida ao pesquisar temas como teorias pós-coloniais, estudos interdisciplinares de gênero, violência e trauma, resgate de escritoras brasileiras e sul-riograndenses e crítica da cultura.

Ciências Agrárias - David Driemeier

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutor pela Universidade de Giessen, na Alemanha, Driemeier é responsável pelo setor de patologia veterinária da UFRGS. Ao longo da carreira, ganhou notoriedade ao liderar projetos importantes nas áreas de patologia veterinária e diagnóstico de enfermidades tóxicas, infecciosas e tumorais. Atualmente, coordena o comitê de assessoramento em Ciências Agrárias da FAPERGS.

Ciências Biológicas - Moacir Wajner

Professor do Departamento de Bioquímica da UFRGS, Wajner é doutor em Ciências Básicas pela Universidade de Newcastle Upon Tyne, na Inglaterra, e pós-doutor em erros inatos do metabolismo pela Universidade de Londres, Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e Universidade de New Haven, nos Estados Unidos. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Celular (SBBq), ele é referência no estudo de doenças hereditárias metabólicas em seres humanos.

Ciências Humanas e Sociais - Jorge Castellá Sarriera

Radicado no Brasil desde 1977, onde se graduou em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Sarriera é natural de Barcelona, na Espanha. Doutor em Psicologia Social, obteve o pós-doutorado na Universidade de Barcelona e na Universidade de San Francisco, nos Estados Unidos. Pesquisador da área de relevância social, se destacou ao escrever livros e artigos científicos importantes sobre temas como desemprego, imigrantes econômicos, comportamentos de risco, ócio e lazer na adolescência, psicologia de desastres e ambiental, direitos das crianças e bem-estar infantil e dos adolescentes.

Ciências da Saúde - Silvia Stanisçuaski Guterres

Graduanda em Farmácia e mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS, Silvia doutorou-se pela Universidade de Paris XI, na França. Atualmente, coordena a Rede Nanotecnologia Farmacêutica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora na UFRGS, publicou dezenas de artigos e obteve 20 patentes nas áreas de nanobiotecnologia e tecnologia farmacêutica. Além disso, ganhou reconhecimento ao coordenar o projeto de desenvolvimento do fotoprotetor de base nanotecnológica, primeiro produto totalmente nacional a entrar no mercado brasileiro.

Economia e Administração - Marcelo Gattermann Perin

Mestre em Ciências da Computação e doutor em Administração pela UFRGS, Perin fez estágio pós-doutoral em Marketing na Universidade de Murcia, na Espanha. Atualmente, é professor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Durante a carreira, conquistou reconhecimento pela relevância de suas pesquisas em temas como orientação de mercado, orientação de aprendizagem, marketing estratégico, inovação e performance organizacional. Também coordenou o comitê de assessoramento de Economia e Administração da FAPERGS entre 2008 e 2009.

Educação e Psicologia - Marco Antonio Moreira

Professor do Instituto de Física da UFRGS por 45 anos, Moreira é doutor em Ensino de Ciências pela Universidade Cornell, dos Estados Unidos. Ao longo da carreira, integrou comissões de educação e ensino de ciências de entidades e órgãos como a Sociedade Brasileira de Física, União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação, Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e CAPES. Dedicou sua vida a pesquisas de teorias de aprendizagem, filosofia da ciência, metodologia da pesquisa em educação e metodologia do ensino superior. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Física da UFRGS.

- Jovem Inovador:

Mariane Araujo Branco

Graduanda em Medicina, Mariane integra um grupo de pesquisa em câncer de pulmão no Departamento de Bioquímica da UFRGS. Com a equipe, ajudou a desenvolver a cofilina-1, uma proteína do citoesqueleto celular utilizada como biomarcador prognóstico em biópsias de tumores. A pesquisa recebeu o prêmio Santander Universidades na categoria Ciência e Inovação em 2011, o que garantiu a propriedade intelectual no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A estudante também atua no desenvolvimento de soluções de automação de diagnóstico da doença.

- Pesquisador na Empresa:

Aline de Oliveira Ogliari


Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Aline atua como pesquisadora na área de materiais odontológicos desde 2007. Ela é sócia da empresa Yller Biomateriais, de Pelotas, voltada para o desenvolvimento de materiais para a área. A Yller integra o conjunto de empresas que compõe o Arranjo Produtivo Local e trabalha em parceria com a Angelus SA (PR), produzindo, por exemplo, o produto 3D Silicone (linha de silicones de adição utilizado em moldagens), o único da categoria produzido no Brasil.

- Destaque Especial ao Ano Internacional da Luz:

Jandir Miguel Hickmann


Doutor em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Hickmann fez estágios de pós-doutoramento no Imperial College, de Londres, e na Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos. Possui experiência reconhecida na área de Física e Materiais Óticos, com ênfase em Óptica, Física da Matéria Condensada e Caracterização de Materiais. Atualmente, é professor do Instituto de Física da UFRGS, onde organizou um novo grupo em Ótica, Fotônica e Materiais para  desenvolver pesquisas em Nanofotônica, Ótica Não Linear, Ótica Singular e Feixes Extraordinários.

Texto: Ascom/Fapergs
Foto: João Alves/Divulgação