Home

FAPERGS divulga escolhidos do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2015

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) divulgou nesta quinta-feira (8) os destaques da pesquisa científica gaúcha. Criado para homenagear os pesquisadores na área da ciência e tecnologia, o prêmio vai agraciar 10 cientistas que contribuíram para o desenvolvimento estadual. A premiação também tem o objetivo de mostrar a importância da pesquisa na melhoria de vida da sociedade.

Nesta 5ª edição, são sete áreas do conhecimento contempladas na modalidade Pesquisador Destaque: Artes e Letras; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Economia e Administração; Educação e Psicologia. Além das categorias Jovem Inovador e Pesquisador na Empresa, o Prêmio destaca pesquisas alusivas ao Ano Internacional da Luz, proclamado pela ONU para celebrar a luz em 2015 como matéria da ciência e do crescimento tecnológico.

A Fundação recebeu 85 indicações nesta edição. Os nomes foram escolhidos após seleção criteriosa da Comissão Julgadora, formada por 17 pesquisadores reconhecidos na comunidade científica.

Cerimônia

A solenidade de premiação será realizada no dia 20 de outubro de 2015, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Mais informações estão no site www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br.

Homenagens especiais
Ex-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e atual da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), o professor Jorge Guimarães receberá a Medalha Sylvio Torres, concedida a personalidades que contribuíram extraordinariamente para o desenvolvimento científico do Estado.

A condecoração medalha leva o nome do médico veterinário Sylvio Torres, professor da UFRGS reconhecido no Brasil e no exterior pelas pesquisas em microbiologia e parasitologia entre 1950 e 1970. Em 58 anos, publicou dezenas de trabalhos e foi um dos responsáveis pela criação da FAPERGS, em 1964, onde exerceu os cargos de diretor científico e membro do Conselho Superior.

Em homenagem póstuma, o engenheiro agrônomo João Ruy Jardim Freire será lembrado pela relevância de seu trabalho na área de Ciências Agrárias. Falecido em março, aos 92 anos, Freire deixou um legado de contribuições nacionais e internacionais na área de microbiologia do solo.

Confira os escolhidos:

- Pesquisador Destaque:
Artes e Letras - Rita Terezinha Schmidt (UFRGS)
Ciências Agrárias - David Driemeier (UFRGS)
Ciências Biológicas - Moacir Wajner (UFRGS)
Ciências Humanas e Sociais - Jorge Castellá Sarriera (UFRGS)
Ciências da Saúde - Silvia Stanisçuaski Guterres (UFRGS)
Economia e Administração - Marcelo Gattermann Perin (PUCRS)
Educação e Psicologia - Marco Antonio Moreira (UFRGS)

- Jovem Inovador:
Mariane Araujo Branco (UFRGS)

- Pesquisador na Empresa:
Aline de Oliveira Ogliari (UFPel)

- Destaque Especial ao Ano Internacional da Luz:
Jandir Miguel Hickmann (UFRGS)

Fonte: Ascom/Fapergs